WALK AND TALK

“Penso que a maioria de nós, em algum momento da vida, passa por um “turning point” ou ponto de virada, onde as coisas de repente não fazem mais muito sentido, seja na área profissional ou pessoal. É nesse momento que vale a coragem de sondar nossa alma e saber se ela quer mesmo virar a mesa e como fazer. Essa não é uma tarefa fácil, arrisco até dizer que é um caminho sem volta, mas a satisfação ao ver os lampejos da nova vida aparecendo no horizonte é algo sensacional… Que venham as novas jornadas: as que começam dentro e transformam lá fora ou as que começam fora e transformam lá dentro.” Luah Galvão – Walk and Talk

Meu turning point foi em 2008. Viajei com o objetivo de parar para refletir e buscar as minhas motivações e propósito. Pouco se falava na época, hoje esse tema virou bem mais comum, muito se questiona o modelo tradicional de trabalho e decisões de carreira. Até várias idéias de negócio como o site Continue Curioso nasceram a partir da “chutação de balde” da geração X. (matéria A geração X está chutando o balde de 02/Julho/2014 )

E várias iniciativas tem sido criadas para auxiliar as pessoas que estão nesse processo de busca. Ainda vou falar sobre algumas aqui no site. Mas hoje quero comentar sobre o projeto Walk and Talk – Compartilhando historias do mundo que eu admiro muitíssimo e que une minhas paixões, viagem e pesquisa, com o tema motivação, criado em 2011 pelo casal Luah Galvão e Danilo España. A primeira viagem foi uma volta ao mundo em busca do que move, inspira e motiva as pessoas.

Foram 28 paises em 5 continentes. O objetivo era ir fundo no tema “motivação”. Levaram a seguinte indagação: o que faz as pessoas acordarem todos os dias e seguirem em frente? Danilo comentou em uma entrevista que eles estudaram durante anos nas aulas de filosofia a civilização helênica (Grécia Antiga, séculos XV a V a.C., época de Platão, Sócrates, Aristóteles…) e disse que nesta época, o desenvolvimento de talentos era a base da educação, além de ocupar papel importante na formação do cidadão. Acreditavam que aqueles que encontrassem seus talentos e os desenvolvessem às máximas seriam mais motivados, mais entusiasmados* pela vida e, então, mais saudáveis. E que a partir disso, ele começou a questionar se nos dias de hoje, as pessoas ainda consideravam o desenvolvimento de talentos algo tão importante e motivador.

02_Walk_Talk_2

“Queríamos desbravar o mundo em busca do que motiva as mais variadas raças, credos, culturas e cores para comprovar algo que ouvimos muito nas aulas de filosofia que inspiraram o projeto: o talento é uma das grandes chaves para o entusiasmo e a motivação. Saímos do Brasil com essa premissa e de repente nos deparamos com a vida de milhares de pessoas que cruzaram nosso caminho, fomos de encontro ao fantástico mundo daqueles que vivem em culturas totalmente distintas. Muitos nos ensinaram por sua diversidade e nos mostraram outros conceitos de inspiração e propósito, de movimento e paixão.” Luah e Danilo – Walk and Talk

A conclusão deles é que, além dessa correlação, acabaram descobrindo também outras fontes de motivação, pois a história e as experiências de cada um são diferentes. Pessoas atribuem valores diferentes ao que realmente importa na vida.

“Chegamos à conclusão que o mundo está de fato se conectando minuto a minuto e que estamos passando por um momento especialíssimo de compartilhamento de idéias, tecnologias, ações e principalmente de experiências de vida. Hoje podemos aprender com a história de alguém que está numa vila do Laos ou numa metrópole da África, com um adolescente da Nova Zelândia ou com uma avó guatemalteca. Todo mundo tem uma história e todas as histórias são carregadas de ensinamento e inspiração.”


“Todas as ações humanas imbuídas de dignidade e amor podem ser compartilhadas pois aprendemos que podem transformar. Com todo esse movimento gracioso e evolutivo não tivemos como nos manter à parte e hoje buscamos cada vez mais compartilhar aquilo que é bom, nobre e belo – não importando se ações, pensamentos, histórias reais ou reflexões. Para nós, andar e falar passou a ser mais do que um simples estudo sobre motivação, passou a ser uma nova maneira de viver e encarar a vida, uma maneira que encontramos de dividir aquilo que tem força para inspirar e mover esse maravilhoso mundo em que vivemos.”

Luah e Danilo – site do Walk and Talk

Mas o projeto continua. A viagem “Volta o mundo em busca do que move, inspira e motiva” foi apenas a primeira aventura do Walk and Talk. Já fizeram um segundo projeto andando 4 mil km pela Argentina. E recentemente fizeram o Caminho de Santiago (meu sonho!) onde a missão era entrevistar os peregrinos para descobrir o que os motiva a fazer essa longa travessia, suas histórias de superação, desafios e um pouco da vivência de cada um nessa longa jornada.

02_Walk_Talk_4

“Continuaremos a ‘andar e falar’ com as pessoas. Levar reflexão sobre qual é o nosso papel no mundo ou o nosso propósito de vida estimula as pessoas a buscarem por sua própria evolução e desenvolvimento pessoal. Nossa missão é trazer essas questões à tona através de histórias reais.” Luah e Danilo – Walk and Talk

Vale muito a pena acompanhar o trabalho deles. Sou muito fã.  Para conhecer mais site e facebook.

~ KEEP WALKING AND TALKING! ~

Fotos: Divulgação Walk and Talk

Leave A Comment

Related Posts