LIFETRAMP – DESCUBRA O QUE VOCÊ AMA

Que tal viajar e conhecer pessoas e suas profissões? E experimentar outra carreira por um dia?

Escrevi em outro post sobre o livro “Como encontrar o trabalho da sua vida” do sociólogo Roman Krznaric que pode facilitar o caminho na direção a melhores escolhas de trabalho e carreira.

Em um capitulo do livro, o autor apresenta diversas histórias interessantes de pessoas que resolveram sair de sua zona de conforto para poder exercer trabalhos mais gratificantes. Se você está pensando em trocar de trabalho ou fazer uma mudança de carreira, esta parte irá fornecer informações valiosas sobre a busca de um emprego significativo.

Um exemplo e técnica que ele menciona é de uma belga chamada Laura van Bouchout, que aos 30 anos resolveu se dedicar a busca de uma carreira, e experimentou 30 empregos diferentes ao longo de um ano. Ela manteve seu emprego em meio expediente como programadora de eventos musicais e nas horas livres, procurou pessoas que ela considerava que tinham o emprego dos sonhos ou carreiras interessantes e pediu para que a deixassem acompanhá-las, ou mesmo trabalhar com elas, durante pelo menos 3 dias. Foi fotógrafa de moda, critica de pousadas bed and breakfast, diretora de criação de uma agencia de publicidade, diretora de um centro de reciclagem, gerente de albergue entre outras.

Outra história muito parecida foi da australiana Gail Nash que criou o site 33 Careers in a year para contar essa historia e também dar dicas para quem quer fazer o mesmo. Depois de uma mudança de carreira da forma tradicional que não foi efetiva, ela decidiu fazer de forma mais radical, como ela diz. Experimentou 33 carreiras para escolher uma durante um ano, de março de 2013 até fevereiro de 2014.

Parece idéia louca e impossível mas não é, tanto que elas realizaram, mas depende sim da personalidade de cada um.

Mas para ajudar, hoje foram criados vários tipos de serviços que seguem esse exemplo. Para mim, o melhor deles é o Lifetramp que tem o lema “Find what you love doing by trying everything” ou “Encontre o que você ama fazer experimentando de tudo”. É uma plataforma onde pessoas chamadas de “mentores” se cadastram, falam um pouco do seu trabalho e qualquer um pode escolher e passar um dia ao lado do mentor, acompanhando o trabalho, perguntando, interagindo e até ajudando. Única coisa em troca que o site pede, é que pague um almoço para o mentor em troca.

Em entrevista, a fundadora Mariusz Ciesla, disse que criou o Lifetramp a partir da estatística de que mais de 60% dos adultos americanos estão insatisfeitos com seus empregos, juntamente com a idéia de que as pessoas estariam interessadas em descobrir outros tipos de trabalho. Conta também que existem dois tipos de público, pré-universitários ou recém formados ainda em dúvida de carreira, e profissionais que querem experimentar coisas diferentes.

Do lado do mercado, entrar como um mentor é bom para promover a si mesmo e sua marca – e futuramente, um meio de arrecadar fundos para o seu negócio. É um ganha-ganha com compartilhamento de conhecimento.

Eu achei isso sensacional! Quero fazer porque sou curiosa, gosto de encontrar e conhecer pessoas e porque sempre acho que nessa troca aprendemos coisas novas. E vários mentores já estão inscritos em 99 cidades no mundo, muitas delas no Brasil.

Agora.. imagina fazer uma viagem para fora do Brasil e ainda conhecer outras pessoas, realidades profissionais, experimentar outras profissões nem que seja por um dia??!!!

~ ENQUANTO NÃO É POSSIVEL, VAMOS FAZER NA NOSSA CIDADE MESMO? ~

Foto de capa: site Lifetramp

1 Comment

  • 3 anos ago

    Your articles are for when it abslyuteol, positively, needs to be understood overnight.

Leave A Comment

Related Posts