ARTISTA FRANCÊS FAZ A PIRÂMIDE DO LOUVRE DESAPARECER

Desde o dia 25 de maio, os turistas e parisienses que passam pelo pátio principal do centenário Museu do Louvre, conforme o ângulo, são confrontados com o desaparecimento da pirâmide de vidro modernista que ali mora desde 1989.

Projetada pelo arquiteto chinês-americano I. M. Pei, hoje com 99 anos, a construção da pirâmide alterou inextricavelmente o pátio do museu e sua entrada. Após o bafafá inicial de costume, os parisienses passaram a estimá-la. Agora, 27 anos mais tarde, o street artist e fotógrafo francês de renome internacional JR fez o amado marco desaparecer.

Copyright JR-art.net
Copyright JR-art.net

JR interveio na pirâmide a convite do Museu do Louvre – o mais visitado do mundo, casa de obras incontornáveis e que se tornaram sinônimos da capital francesa. O crítico de arte do jornal britânico The Guardian, Jonathan Jones, nota quão inusitado é o convite – “é o equivalente de Banksy se tornar artista residente na National Gallery de Londres”.

JR é o famoso autor de murais com fotografias de grandes dimensões em várias cidades do mundo. Instalações com fotos gigantes são a especialidade do artista, que começou como grafiteiro nas ruas de Paris nos anos 1990. Suas exposições monumentais, geralmente a céu aberto, costumam retratar cenas do cotidiano e personagens marginalizados de centros urbanos de países como França, Quênia, Israel, Palestina, Cuba, Estados Unidos e Brasil.

Um dos pontos altos da carreira de JR, inclusive, se deu no Rio de Janeiro. Em 2008, ele transformou a comunidade do Morro da Providência em uma galeria de arte a céu aberto, cobrindo fachadas de casas e escadarias com megafotos de rostos de moradoras, na instalação “Women are heroes”.

Mas como o artista fez esse truque??  A magia do trompe l´oeil – significa “engana-olho” – técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão ótica.

Ele envelopou uma face da estrutura de vidro com uma lona impressa com uma foto gigante que reproduz parte da fachada do museu que está parcialmente obscurecida pela pirâmide, fazendo essencialmente a pirâmide desaparecer. O branco-e-preto da foto dá à pedra da atual construção um tom sépia, e a justaposição de tons funciona como uma cena de flashback em um filme, que pode ser contada em preto e branco ou filmada com uma lente ligeiramente diferente, para sinalizar o salto de tempo.

16_Louvre_JR_216_Louvre_JR_316_Louvre_JR_4

Intitulada “JR au Louvre”, a instalação em Paris ficará visível até 27 de junho. A tela que reproduz a fachada do Louvre, foi colocada sobre a pirâmide, para que, num dado local e perspectiva, a pirâmide de vidro se torne opacamente transparente e se torne o local de milhões de fotos! Isso porque o museu já é campeão de fotos no mundo!

16_Louvre_JR_8

Para atingir o efeito visual esperado – que “camufla” a pirâmide se vista de determinados ângulos – o artista francês montou um verdadeiro quebra-cabeças. A megafoto foi montada com 603 peças em forma de losango e 70 triangulares, seguindo o formato de cada um dos painéis de vidro, que formam a estrutura de 20 metros de altura.

16_Louvre_JR_616_Louvre_JR_7

E qual é o objetivo de encobrir a pirâmide, que foi encomendada pelo falecido presidente francês François Mitterrand? JR respondeu a esta pergunta em uma entrevista publicada no site do Louvre.

“Meu trabalho é sobre transmitir a história para melhor compreender o presente e encontrar ecos com nosso próprio tempo”, disse JR. “Ao apagar a Pirâmide do Louvre, estou destacando a maneira que I.M. Pei fez do Louvre um museu relevante para o seu tempo, ao trazê-lo de volta ao seu estado original. A pirâmide é um dos monumentos franceses mais fotografados. Eu estou redirecionando sua energia, porque as pessoas vão ter de se mover em torno dele. Eles vão procurar o melhor ângulo para obter o pleno impacto da imagem anamórfica, e realmente fazer a pirâmide desaparecer.”

~ QUEM É O SORTUDO QUE VAI ESTAR EM PARIS E PODER VER, OU MELHOR, NÃO VER A PIRÂMIDE??!! ~

Fontes: Jornal O Globo, Design Blog Slate, Público, Site e facebook Louvre
Fotos: Joel Saget/AFP/Getty Images

2 Comments

  • 3 anos ago

    I think you hit a buseylle there fellas!

  • 3 anos ago

    Wow, this is in every reepcst what I needed to know.

Leave A Comment

Related Posts