UMA HOMENAGEM INTERESSANTE A FRANZ KAFKA

O escritor tcheco Franz Kafka, autor de romances e contos e conhecido por suas ideias ousadas e escrita nada convencional, é considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX. Sua obra mais famosa “A Metamorfose” é um livro repleto de temas, reflexões e brutalidade física e psicológica. Kafka sempre teve em sua cabeça criar personagens um pouco aterrorizantes cheios de questões e transformações místicas.

Segundo escritor americano Josh Jones, Kafka fez minúcias e trivialidades convincentes, investiu nas lutas mesquinhas da vida cotidiana com uma intensidade dramática e aura metafísica que dura dias após a leitura. Kafka assombra os pequenos espaços domésticos e tédio da vida de escritório, imbuindo modernidade secular com uma estranheza tragicômica.

O escritor foi homenageado em uma super escultura giratória em Praga, sua cidade natal. Chamada de “K on Sun” e criada pelo artista checo David Černý, a cintilante e monumental obra, instalada em 2014, situa-se no centro comercial perto do prédio onde Kafka trabalhou em uma companhia de seguros e em frente à Prefeitura de Praga.

A instalação traz a torção da cabeça do escritor em uma obra cinética. O enorme busto espelhado é composto de 42 camadas de aço inoxidável acionados de forma independente e pesa cerca de 45 toneladas. De vez em quando até conseguimos discernir o busto do escritor em meio a essa constante metamorfose.

Para Christopher Jobson, editor do site de arte e cultura Colossal, “o enorme busto espelhado revela brilhantemente a personalidade torturada de Kafta e a insegurança implacável que o escritor teve por toda a sua vida.”

Já Jacob Shamsian do Business Insider tem outra interpretação: “É para distrair as pessoas das frustrações de lidar com funcionários do governo.” =)

kafka-2kafka-4

A sobreposição de objetos é um motivo comum para Černý que construiu uma cabeça rotativa semelhante, que também funciona como uma fonte intitulada Metalmorphosis. Esta situa-se no Parque Whitehall Technology, em Charlotte, Carolina do Norte, o tipo de local homogêneo e corporativo sem graça, que poderia ter conduzido Kafka louco.

Černý descreve o Metalmorphosis como uma espécie de auto-retrato de sua própria psique, dizendo “Isto é como eu sinto; é um auto-retrato mental.” Podemos considerar a obra “K on Sun “, como também um auto retrato de Černý imaginando-se como Kafka? Possivelmente…

~ACHEI PERTURBADOR MAS AO MESMO TEMPO INTERESSANTE, NÃO DÁ VONTADE DE VER AO VIVO?! ~

Fontes: Open Culture, Colossal 
Fotos:  Jindřich Nosek via Wikimedia Commons

1 Comment

  • 3 anos ago

    That’s a shrewd answer to a tricky quoetisn

Leave A Comment

Related Posts