EYE FILM INSTITUTE – UM MUSEU MODERNO CHEIO DE ATRATIVOS EM AMSTERDAM

Museus com projetos arrojados é o que não falta em Amsterdam, porém o Eye Instituto de Cinema é um caso à parte. Localizado em Overhoeks, uma nova área em desenvolvimento na margem norte do Lago IJ, do lado oposto e atrás da Centraal Station – estação central de trem. Foi a primeira grande instituição cultural a dar o salto para o outro lado do Lago IJ.

Com o seu design moderno e elegante, o edifício é um maravilhoso e recente espaço público para Amsterdam – com exposições temáticas sobre cinema, 4 salas de cinema, um auditório e um café-restaurante. Ele substitui o antigo museu de cinema que ficava no Vondelpark.

O edifício foi inaugurado pela rainha Beatrix em abril de 2012. Possui uma arquitetura espetacular, projeto do escritório austríaco Delugan Meissl Associated Architects, responsável pelo design único que lembra uma espaçonave decolando da margem do rio e, ao mesmo tempo, um enorme olho se abrindo.

Arquivo Pessoal/ 2013
Arquivo Pessoal/ 2013
Arquivo Pessoal/ 2013
Arquivo Pessoal/ 2013

A estrutura geométrica de baixa altura é coberta por placas de alumínio branco que lhe dá destaque na orla marítima. O local é a sede do Instituto de Cinema, uma organização que administra todos os aspectos da cultura cinematográfica na Holanda e possui uma renomada coleção de filmes.

Ao lado do edifício EYE fica a torre Overhoeks de 80m de altura que foi anteriormente um centro de pesquisa da Shell. A área circundante (agora chamada Overhoeks por causa da torre) está sendo desenvolvida com escritórios, apartamentos e um hotel – a obra está prevista para ser concluída em 2018.

Além da exposição permanente sobre a história do cinema, o museu também abriga instalações temporárias, programação de filmes, palestras, tudo para entreter não apenas os cinéfilos, mas o público em geral. Oferece uma programação diária de clássicos do cinema e filmes atuais. São 37,000 filmes, 500,000 fotografias e 60,000 posters de filmes. Também consta de sua programação de cursos, debates, workshops, atividades voltadas para crianças e jovens dentre outras.

Arquivo Pessoal/ 2013
Arquivo Pessoal/ 2013

O edifício EYE é livremente aberto aos visitantes. Abriga 4 cinemas (com 620 lugares no total) que mostram principalmente filmes de arte, clássicos e retrospectivas. Há uma grande área no piso superior para exposições temporárias, onde a entrada é paga.

No subsolo fica a exposição permanente e gratuita chamada Panorama que exibe itens que marcaram momentos significativos da história do cinema. A coleção tem vários equipamentos de produção de filmes, incluindo a lendária câmera Mitchell de 35mm.

Conceitos do Design

De acordo com os arquitetos, a partir de uma interação dinâmica, a função atribuída ao edifício oscila entre agir como protagonista no cenário urbano e como um elemento dramatúrgico colocado em um cenário de paisagem heterogênea.

Na interface entre a terra e a água, entre o centro histórico e a área de desenvolvimento moderno, o edifício adota muitas faces de cada ponto de vista, encontrando-se assim em um diálogo constante com os seus arredores. Seu brilho supera a divisão natural da cidade pelo Lago IJ e é definido pela sua interação com o ambiente, seu posicionamento e geometria.

O efeito vai além dos limites do edifício, transformando assim a visita ao Instituto de Cinema em um encontro sustentado entre a realidade urbana e ficção cinematográfica.

  • Iwan Baan
  • Iwan Baan
  • Iwan Baan
  • Iwan Baan

Visita imersiva na casa do cinema

Um espaço vibrante, minimalista e iluminado, onde você pode escapar das multidões do centro histórico de Amsterdam. Assista a um interessante filme clássico ou contemporâneo de qualquer lugar do mundo em um dos cinemas, que normalmente é acompanhado de uma palestra especial ou música ao vivo.

Aprenda mais através de exposições e instalações de arte. A exposição permanente no subsolo é bastante imersiva, com testes interativos e mini cabines de cinema chamadas de módulos. Viaje através da história do cinema em seu próprio ritmo. Dependendo do período de sua visita, aproveite exposições temporárias sobre autores famosos do cinema.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre o edifício, reserve um passeio guiado. Crianças entre 7 e 12 anos de idade podem fazer o EYE walk, um passeio que dá vida aos filmes.

A entrada para o Panorama exposição permanente no subsolo do EYE é grátis, mas para as outras exposições, é possível usar o Amsterdam Museumkaart. A loja do museu se encontra perto do balcão de entrada da frente onde é possível encontrar livros de especialistas e DVDs.

Arquivo Pessoal/ 2013
Arquivo Pessoal/ 2013

Há um café-restaurante (aberto diariamente até tarde), com excelentes vistas para o lago e um terraço exterior. O café é rodeado por uma área de auditório que pode ser utilizada para música ao vivo.

Do restaurante, além do belo design, é possível vislumbrar uma vista maravilhosa. Não tenho adjetivos para descrever a sensação que é entrar naquele espaço amplo, claro e luminoso. O grande espaço e o enorme terraço com vista para o Lago IJ e a Estação Central de Amsterdam, fazem deste bar e restaurante um destino em si. A comida é deliciosa o cenário surpreendente. O serviço é muito simpático e atencioso. O EYE Bar e Restaurante também é um destino para jantar e tomar um vinho. No verão, sentar no terraço ao longo da água é uma experiência muito agradável. Uma visita pode ser combinada perfeitamente com uma exposição ou um filme no EYE Film Institute.

Arquivo Pessoal/ 2013
Arquivo Pessoal/ 2013
Arquivo Pessoal/ 2013
Arquivo Pessoal/ 2013

Para chegar ao EYE, é preciso apanhar um ferry com direção a Buiksloterweg junto à estação central de Amsterdam. O ferry é gratuito e existem serviços quase de 5 em 5 minutos, 24 horas por dia, que não demoram mais do que 3 minutos para atravessar o grande canal do IJ.

ferry amsterdam

Essa travessia de ferry está na minha lista de sugestões para quem visitar a cidade. Chegar ao EYE de ferry, permite apreciar a bonita arquitetura do edifício, numa lenta aproximação. E já do lado de lá, podemos apreciar o prédio da Centraal Station – estação central de trem de Amsterdam.

O cinema pode nos emocionar de maneiras semelhantes a outras formas de arte, e esse instituto é um tributo valioso nesse sentido. O Eye Film Institute é fascinante devido a sua meticulosa reverência ao cinema, mas também por sua arquitetura minimalista. Uma visita altamente recomendável para todos, principalmente para os amantes do cinema e de arquitetura, ou se quiser apenas visitar para um drink e aproveitar a atmosfera vibrante do local.

~ QUAL ATRATIVO DESSE MUSEU  MULTIFUNCIONAL CHAMOU MAIS SUA ATENÇÃO? ~

Eye Film Institute
IJpromenade 1, Amsterdam
Horários:
EYE Museu abre diariamente: Panorama: 10-21hs / Exposição: 10-19hs Sexta 10-21hs
EYE Bar/Restaurante: 10-01h (Dom-Qui) e 10-02hs (Sex/Sab)
Para planejar a visita: https://www.eyefilm.nl/en/visit/plan-your-visit
Para programação: https://www.eyefilm.nl/en
Fontes: ArchDaily, Expedia, AmsterdamTips
Fotos: Arquivo Pessoal e Divulgação

1 Comment

Leave A Comment

Related Posts