Apesar de possuir um magnífico jardim, estar colado a uma saída de metrô e o ingresso ser barato, o Museu Albert Kahn é pouco conhecido até pelos parisienses. Estive no museu em um início de outubro e estava praticamente vazio.. Pode aproveitar o dia para conhecer também a Fondation Louis Vuitton que fica próximo. Já escrevi um artigo anteriormente sobre a Fundação aqui. Mas o ideal é ver tudo com calma pois ambos são lugares deslumbrantes!
Albert Kahn foi um riquíssimo banqueiro francês apaixonado por viagens e pelas culturas do mundo. Usando sua imensa fortuna, patrocinou no início do séc. XX expedições de fotógrafos por mais de 50 países criando o “Les Archives de la Planète”, um projeto pioneiro e ambicioso, que resultou na mais importante coleção de fotos do mundo no processo “autochrome” – uma das primeiras utilizações de cor com imagens em placas de vidro.
Depois de conhecer esta notável coleção que também inclui filmes, a visita ao museu que prossegue pela área externa, revela a excepcional sensibilidade de Albert Kahn, que criou em sua casa um jardim que incorpora elementos de diversas partes do mundo com especial destaque para uma de suas grandes paixões: o Japão.
Percorrer os jardins é um verdadeiro deleite pois, além da beleza e variedade da vegetação, os caminhos são cheios de córregos, pontes, fontes e pequenas cachoeiras. O lugar é tão relaxante que é possível permanecer horas andando e fotografando. É um pedaço de paraíso pertíssimo de Paris e uma visita altamente recomendada.
O enorme jardim do Museu Albert Kahn é formado por diferentes ambientes interligados. A mudança de um para outro é percebida pelos diferentes tipos de espécies vegetais e a forma como estão dispostos. Há um jardim japonês com uma típica aldeia, um inglês, um francês, um pomar, um roseiral, uma floresta de pinheiros, mangues, prados e uma estufa.
Bem perto do jardim de francês e do de rosas, está a elegante estufa. Com três cúpulas sobrepostas e estrutura em ferro e vidro, abriga o Palmarium. Lá dentro, protegidas do frio com temperatura e umidade controlada, moram as orquídeas e uma exuberante vegetação tropical.
Fazendo contraste com os canteiros simétricos e organizados do jardim francês, a vegetação na “porção inglesa” tem uma disposição menos formal e mais orgânica oferecendo belos gramados, tulipas e outras flores de bulbo. Uma pequena casa de campo completa o cenário.
Na parte de trás, a mais sossegada do jardim, ficam o mangue e as quatro “florestas” cada uma com representantes característicos das diversas regiões retratadas. Passando de vegetação selvagem a cedros, pinheiros, bétulas, abetos e flores, o trecho é acompanhado e valorizado, por lagos artificiais.
Ainda que todos os jardins sejam lindos, o trecho que mais cativa os visitantes é o japonês formado por duas partes. De um lado fica o jardim contemporâneo onde todos os elementos tem um significado zen. No outro, o antigo, há uma pequena aldeia cujas casas, originalmente japonesas, foram desmontadas e trazidas para a França. Em uma delas, o Pavilhão do Chá, é realizada com frequência a tradicional cerimônia do chá.
Para incrementar o interesse e o número de visitantes, o Conselho da região, Hauts-de-Seine, está realizando uma obra de valorização que além de expandir os espaços de exposição, vai acrescentar um novo prédio, auditório, restaurante e uma sala de chá.
Com uma previsão de término em 2017, as obras estão sendo dividas por setores para permitir que o Museu Albert Kahn e os jardins continuem a receber visitantes. Se o lugar já é atualmente bacana, quando ficar pronto será ainda melhor e, possivelmente, com filas e caro.
~ Quem puder deve aproveitar para conhecer antes da fama! ~
Eu seі disso local apresenta qualidade dependente artigos ߋu opiniõеs е
adicionais dados , existe algum оutro web site que oferece tais dados еm qualidade?
I’m impressed by your writing. Are you a professional or just very knebeedglawlo?
Thank’s great post.
Thanks for inntudocirg a little rationality into this debate.
Awesome post. I am a regular visitor of your website and appreciate you taking the time to maintain the excellent site. I’ll be a frequent visitor for a long time.
Thank you very much! :)
That’s really thninikg of the highest order
Why do I bother calilng up people when I can just read this!
Amazing blog!
Thank you, Reginald! :)
Superb inirtmaofon here, ol’e chap; keep burning the midnight oil.
WOW just what I was searching for. Came here by searching for click here
Superbly iltnminaliug data here, thanks!
Greetings! Very helpful advice within this article!
It is the little changes which will make the greatest changes.
Many thanks for sharing!
Jack,
thank you very much for your comment. I´ll keep sharing! :)
Times are chgniang for the better if I can get this online!
Holy cocinse data batman. Lol!