FUSÃO ENTRE MÚSICA E ARQUITETURA EM HAMBURGO

Finalmente, após anos de espera, a magnífica Elbphilharmonie sala de concertos, projeto do escritório suiço Herzog & de Meuron, localizada em Hamburgo, Alemanha foi inaugurada no dia 11 de janeiro de 2017 com uma festa do tamanho da sua grandeza.

Elbphilharmonie ohne Kraene

A abertura foi feita com uma performance orquestral da NDR Elbphilharmonie Orchestra e um festival de luzes, seguida de três semanas de festival com as Orquestras Sinfônicas de Chicago, Viena e Berlim.

A estrutura de 1100 placas de vidro, construída sobre um antigo armazém na margem do Rio Elba na região do porto, foi originalmente concebida em 2003, porém, o orçamento astronômico e questões legais com a incorporadora ocasionaram o atraso no projeto.

elbphilharmonie_foto_maxim_schulz_7elbphilharmonie_foto_maxim_schulz_11

Elbphilharmonie ohne Kraene

O Elbphilharmonie está localizada no centro de uma área em rápida transformação de Hamburgo. Apelidada de “HafenCity”, a área está cercada pelos rios Elba e Alster e é o maior projeto de desenvolvimento dentro de uma cidade na Europa.

O edifício apresenta três salas de concerto, uma grande área para o ensino de música, um hotel, apartamentos privados e um espaço de 4000 m2 chamado de Plaza, aberto ao público com vistas 360º para a cidade a uma altura de 37 metros, que se situa entre o antigo armazém e a estrutura de vidro.

iwan baan_1iwan baan_2iwan baan_3_plazaHerzog-de-Meurons_3

A entrada no edifício faz-se através de uma escada rolante de 82 metros de comprimento que passa por um túnel iluminado. O Grand Hall, a maior das três salas, tem capacidade para 2.100 pessoas e projeto acústico concebido pelo famoso engenheiro acústico Yasuhisa Toyota.

Herzog-de-Meurons_4

A Elbphilharmonie é uma obra de arte total: combina arquitetura inovadora, com sua fachada de vidro impressionante e telhado com estrutura irregular que forma uma espécie de coroa acima do edifício, acústica sensacional, uma localização excepcional e um programa de concertos visionário.

iwan baan_4

Vale muito a pena ler e conhecer mais sobre a arquitetura e a história do lugar onde foi construída no site da Elbphilharmonie que contém muitos detalhes interativos sobre o projeto, no site ArchDaily e no britânico The Guardian.

site

~ MALAS PRONTAS PARA A ALEMANHA AGORA! :-) ~

Fontes: Site oficial Elbphilharmonie, ArchDaily, The Guardian, Elusive Magazine
Imagens: Presskit Elbphilharmonie, Herzog & de Meuron, Iwan Baan

Leave A Comment

Related Posts