About me

bonjour!

Meu nome é Fernanda, sou arquiteta de formação, e atualmente trabalho como pesquisadora e analista de tendências de comportamento no Rio de Janeiro.

Eu acredito em viver fazendo algo com paixão e propósito, empregando nossos talentos e potenciais, de acordo com os nossos valores e criando um caminho autêntico.

Porém, é preciso saber quem somos. E saber quem somos e o que queremos nem sempre é fácil. É um processo contínuo. Mas também prazeroso. Acredito também que a maioria de nós não nasceu para fazer uma só coisa na vida. E eu sou uma dessas pessoas.

Há alguns anos estava muito insatisfeita, questionando minhas escolhas e resolvi deixar um emprego fixo que me esgotava totalmente para tirar um período sabático, para viajar e buscar a minha motivação, o meu propósito.

Me permiti explorar e descobrir quem eu realmente sou. Viajei e estudei, aprendendo coisas novas que é algo que me motiva muito. Descobri uma primeira paixão, a fotografia que é também um excelente instrumento de autoconhecimento.  Realizei diversas expedições fotográficas e participei de exposições.

Estudei história da arte, coolhunting, storytelling, pesquisa de tendências, design thinking e inovação. Depois de uma Pós Graduação em Pesquisa de Comportamento e Antropologia de Consumo, com linha de pesquisa em alimentação e cultura, mudei de área de atuação profissional. Meu trabalho hoje de analista cultural e de tendências, de uma certa forma, atende à minha personalidade curiosa, inquieta e exploradora.

Mas na vida, sempre escolhi viajar.

Entre uma festa de quinze anos e viajar, escolhi uma viagem para Nova York.

Entre começar uma das várias faculdades que passei, e que eu não tinha certeza de nenhuma, escolhi uma imersão no inglês na Califórnia.

Entre passar as férias na praia, escolhi passar três meses no rigoroso inverno em Boston estudando inglês. Mais de uma vez.

Entre passar a vida trabalhando em algo que não me fazia feliz, escolhi viajar pela Europa em busca de novas experiências, de cursos, de autoconhecimento, de conhecer novos lugares e pessoas, de vivenciar histórias. Também mais de uma vez.

Estudei em Londres, passei temporadas na França onde tenho família, em Amsterdam onde tenho amigos muito queridos e viajei bastante pela Europa. Viajar é o que realmente faz meus olhos brilharem. Entre guardar dinheiro para ter, para comprar, eu guardo para viajar.

Gosto de tudo que envolve a viagem, desde o antes: o planejamento, o mapeamento histórico dos lugares, a pesquisa (em guias, sites, blogs, mapas, jornais e revistas especializadas), a organização em caderninhos. O durante a viagem: o desbravar, explorar e conhecer novos lugares, pessoas, culturas. E o depois: também gosto de organizar as fotos, fazer fotolivros de forma a criar uma narrativa visual da viagem.

Mas acredito que nenhuma viagem deve ser engessada. Tem que ter espaço para o não planejado, para se perder, para descobrir o novo, o diferente, para conversar com pessoas, fazer novas amizades, receber dicas dos locais e assim acrescentar as minhas próprias descobertas aos caderninhos. Gosto de ficar tempo suficiente em uma cidade para me sentir um pouco local, para tentar compreender os códigos culturais e vivenciar de fato uma outra cultura.

Gosto de viajar com um projeto. Seja ele fotográfico, de pesquisa, de transformação. Ou seja, gosto de viagem com propósito.

Depois de muitas explorações, vivências, sempre em busca por lugares interessantes e pouco conhecidos, um trabalho constante de pesquisa, e de me tornar a roteirista informal das viagens dos amigos, resolvi criar o Cities to Inspire. Para abordar temas como arte, design, arquitetura, fotografia, cidades, cultura, alimentação, inovação e também temas relacionados à busca de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Compartilhar as dicas dos meus caderninhos de viagem, meus relatos e experiências.

Considere estas dicas especiais como começos de suas viagens, para que você possa fazer suas próprias descobertas e seus próprios finais.

Espero que você aproveite seu tempo aqui, e por favor, vamos manter contato!

Bisous,

00_about_1

Ilustrações da artista neozelandesa Amanda Cass
Ilustrações da artista neozelandesa Amanda Cass